O pavilhão auricular é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como a palma das mãos, a planta dos pés, o crânio e outros.
Para a medicina tradicional Chinesa, a comunicação entre as diversas regiões do corpo se dá pelo fluxo do Qi, através de canais e meridianos. Estes canais se comunicam e se reúnem em cada microssistema. Quando ocorre um desequilíbrio no fluxo normal do Qi, o corpo demonstra distúrbios em sua atividade funcional. O estímulo da zona auricular correspondente permitirá regularizar este fluxo e retomar o equilíbrio normal das funções corporais.
A auriculoterapia serve ao tratamento de disfunções, analgesia da dor e também ao diagnóstico, já que é possível identificar-se um processo patológico através da maior ou menor reatividade ao toque em determinada zona auricular.
Origem
A auriculoterapia tem raízes no Egito, na Pérsia e na China. Mais recentemente, por volta de 1957, um médico francês chamado Paul Nogier passou a estudar a relação entre as regiões do corpo e as zonas reflexas da orelha, mapeando-as segundo suas pesquisas.
Na medicina Chinesa, a técnica foi incorporada às demais formas de tratamento, tais como a acupuntura sistêmica, a fitoterapia, a moxabustão, dentre outras.
Devido ao desenvolvimento dos estudos da auriculoterapia em diferentes países e culturas, foram formadas escolas com abordagens distintas de tratamento e visões mais orientais ou mais ocidentais, de acordo com a região de origem.
Formas de tratamento
Existem várias formas de estímulo ao pavilhão auricular, que podem ser escolhidas de acordo com a resposta terapêutica do paciente.
Nós utilizamos sementes.
A Aurículo-Acupuntura é eficaz em:
– Acne, Alcoolismo, Alergia, Ansiedade, Artrite, Asma;
– Bronquite, Cefaleia, Ciática, Cistite, Colite, Conjuntivite;
– Dermatite, Diarreia, Dor nas costas e em geral, Enxaqueca, Distúrbios Sexuais;
– Faringite, Febre, Gastrite, Gripe, Hemorroidas, Indigestão;
– Insônia, Náusea, Obesidade, Otite, Prurido, Rinite;
– Sinusite, Sudorese excessiva, Tosse, Úlcera;
– Urticária, Vertigens, Tonturas;
– Zumbidos etc…
Acupuntura
São necessárias poucas agulhas, por volta de 6, as picadas são leves e seu poder terapêutico é intenso.
A Acupuntura pode fazer com que a enxaqueca, a dor nas costas, a tosse, a falta de ar, etc. passem na hora, ou pelo menos tenham sua intensidade bem diminuída, como mágica.
Coloca nosso organismo em equilíbrio com o Universo. + Acupuntura