É fácil perceber que a nossa alimentação é muito diferente em relação à dos nossos avós. Hoje temos à disposição muito mais produtos industrializados e fast-food.
Acontece que nem todo mundo tem aumento de peso por conta apenas da alimentação. É possível ganhar quilos a mais simplesmente porque se é geneticamente predisposto a isso ou porque os níveis hormonais estão alterados.
Com os avanços nas técnicas de diagnóstico, atualmente já é possível descobrir exatamente os motivos dos quilos a mais. Ou mesmo evitá-los. A Clínica de Medicina Integrada oferece uma série de possibilidades de diagnóstico e de controle da obesidade. Por meio de exames de sangue cobertos pela maioria dos convênios médicos, o paciente pode saber se algum alimento é prejudicial a ele.
Por meio da dosagem hormonal pode saber qual hormônio não está no nível satisfatório e se é necessária uma reposição. Diversos tipos de exame de sangue também indicam se há falta ou excesso de alguma vitamina ou mineral, que pode ser reposto por meio de medicamentos ortomoleculares.