Dosar sais minerais, vitaminas, hormônios, manter fígado, coração, cérebro, rins, pele, músculos, unhas e cabelos com a beleza e vitalidade dos 25 anos. É possível?
Artistas e modelos nacionais e internacionais já aderiram a estas estratégias para sem sentirem mais jovens e saudáveis.
A melhor maneira de retardar o processo de envelhecimento é a modificação de hábitos, que incluem a prática de exercício, uma alimentação leve e equilibrada, a perda de peso, o abandono do fumo e uso limitado do álcool.
A maioria dos exames de sangue necessários para reequilibrar o organismo é coberto pelos bons convênios médicos.
A reposição de deficiências de hormônios e de outros elementos essenciais se fará somente em caso de deficiência específica comprovada e que tenham benefícios cientificamente comprovados.
Os testes de saliva para dosagem de hormônios, utilizados com a finalidade de triagem, diagnóstico ou acompanhamento da menopausa, andropausa ou de doenças relacionadas ao envelhecimento, por não apresentarem evidências científicas para a utilização na prática clínica diária não são indicados.
A utilização do ácido etilenodiaminatetraacetico (EDTA) ou da procaína não possui evidências científicas que demonstrem que sejam necessárias, portanto não são aprovadas em nosso país.
A utilização de hormônios, em qualquer formulação, inclusive o hormônio de crescimento, estão indicados nas situações de deficiências diagnosticadas, cuja reposição mostre evidências de benefícios cientificamente comprovados.
Não existem evidências científicas que justifiquem a prática da medicina antienvelhecimento, que tem como base o uso de hormônios como a progesterona para homens e o corticoide.
A mudança de estilo de vida e a correção dos desequilíbrios comprovadamente existentes traz resultados transformadores e animadores e em muitos casos rápidos, diminuindo o risco das doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial, o enfarte e o derrame.
O tratamento traz de volta características de uma vida saudável, que geralmente só valorizamos quando perdemos: uma vida sexual ativa, uma tranquila noite de sono profundo, viver sem dor de cabeça, poder ficar acordado e animado após a meia noite, ter vontade de participar de atividades físicas, de praticar esportes, de sair de casa, ter um raciocínio rápido, uma boa memória, manter o peso ideal, ficar em paz com seu corpo e sem rugas, celulite ou flacidez.
Felizmente cada vez mais cresce o interesse dos brasileiros por estas áreas da Medicina que atenuam os sintomas do envelhecimento, aumentando a qualidade e o tempo de vida.
A vida pode ser plena, feliz e saudável em qualquer idade, inclusive após os 40 anos.
Ortomolecular
A Ortomolecular, também chamada Biomolecular, tem como estratégia restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Isso é feito por meio de elementos naturais, como vitaminas, minerais e aminoácidos, receitados de acordo com a necessidade e a queixa do paciente. Além disso, o equilíbrio dessas substâncias promove o combate aos radicais livres, moléculas que não só provocam doenças, como também aceleram o envelhecimento. + Ortomolecular
Reposição hormonal
Parece inevitável. Com o passar dos anos, a pele fica mais flácida, a musculatura deixa de ser firme como antes, o cabelo pode cair, a energia diminui e, muitas vezes, o ponteiro da balança avança mostrando os quilos que você não tinha antes. Com tudo isso, claro, a autoestima despenca. Felizmente, a história pode ser diferente.
Cada paciente responde de uma maneira diferente a um determinado tratamento médico proposto. Portanto, o tratamento deve ser individualizado para cada paciente, que responderá ao tratamento de uma maneira diferente, dependendo de suas condições de saúde, a sua adesão ao tratamento, a prática de exercícios, a mudança da dieta e a adoção de outras mudanças de estilo de vida aconselhadas pelo profissional responsável.