A menopausa pode ser, sim, uma boa notícia para as mulheres. É uma nova fase na vida da mulher que, não necessariamente precisa ser ruim, difícil e de diminuição em sua energia. Pelo contrário! Hoje é possível saber qual a melhor terapia de reposição hormonal para o caso de cada mulher.
Por meio de simples exames de sangue que medirão os níveis hormonais ou, de maneira mais aprofundada, com exames genéticos, a paciente pode ter uma melhor orientação sobre as transformações que estão acontecendo em seu corpo e o que fazer para repor ou não deixar diminuir o seu pique e sua vitalidade. Além disso, os hormônios femininos – estrogênio e progesterona – são importantes para prevenir doenças como a osteoporose. No caso específico do estrogênio, ele protege contra as doenças cardiovasculares.
“Hoje é possível desfrutar muito mais dos benefícios da idade madura, com muita saúde, e diminuir os prejuízos”, afirma a Dra. Márcia Telles, da Clínica de Medicina Integrada que trabalha com hormônios bioidênticos, ou seja, idênticos aos produzidos naturalmente pelo corpo. O tratamento – com reposição hormonal, Ortomolecular, ou ambos – tem como objetivo trazer qualidade de vida à paciente. “O tratamento é adequado individualmente, de acordo com as necessidades de cada mulher”, explica a médica.
É importante também salientar que a alteração hormonal pode ocorrer muito antes da menopausa. Por isso, fique de olho em alguns sintomas para detectar precocemente a queda na produção de seus hormônios:
Sinais da deficiência de estrogênio (que podem aparecer em qualquer idade) :
– Confusão mental;
– Memória fraca, esquecimento;
– Depressão;
– Ansiedade, preocupação em excesso;
– Mudança de humor;
– Dificuldade para dormir, insônia;
– Ondas de calor;
– Suores noturnos;
– Mudanças bruscas de temperatura, sente frio e calor;
– Cansaço o dia todo, falta de força e energia;
– Falta de cuidado com o corpo;
– Aumento de peso acompanhado de falta de preocupação com o próprio corpo;
– Olhos, pele e vagina secos;
– Perda do brilho da pele;
– Se sente bem apenas na segunda semana do ciclo menstrual;
– Seios murchos;
– Dor na relação sexual;
– Dor de cabeça ou enxaqueca;
– Dor na coluna e nas juntas;
– Coração acelera sem causa aparente;
– Gazes;
– Diminuição da Libido;
– Necessidade exagerada de religiosidade.
Deficiência de Progesterona:
– Mamas doloridas, aumentadas;
– Cólicas;
– Náusea;
– Retenção de líquido (dedos e pernas inchados);
– Impaciência, irritação, a mulher fica mais mandona.
Aumento de peso, cansaço, pressão alta e menopausa
A Sra. L.R., casada, 1 filha, do lar, veio para consulta com 56 anos em agosto de 2007, 1,50 m; 68,3 kg, pressão arterial de 16×10 e com as seguintes queixas: “- Tomo remédio para pressão. Entrei para a menopausa com 49 anos e engordei 10 quilos. Sofro no calor e tenho que dormir com os pés para fora da coberta. Tenho muitos gazes. Minha pele é muito seca. A musculatura do meu abdome é flácida. Às vezes, tenho depressão. Tenho dificuldade para dormir e para pegar no sono. Meu cabelo está caindo demais. A memória está regular. Minha energia está em queda, quero ficar sossegada. Minha mão adormece e tenho dores nos braços e nas pernas. Me resfrio com facilidade quando muda o tempo. Retenho bastante líquido e sinto bastante frio.”
Iniciamos tratamento com Reposição Hormonal Bioidêntica + Ortomolecular + Atividade física + Dieta.
Em fevereiro de 2011, com 60 anos, após quase 4 anos de tratamento:
“Minha energia está ótima, treino com o personal 3 vezes por semana. Emagreci e me mantenho 7,8 quilos mais magra, diminuiu 6cm meu perímetro abdominal. Melhorou minha libido (não tenho mais a vagina seca) e sarei da pressão alta. Não tomo mais remédio há vários anos e minha pressão se mantêm em 12,5×8,3.
Não sofro mais de gazes excessivos. Minha pele, unhas e cabelos estão ótimos. Durmo rápido e bem. Não fico mais deprimida. Minha memória melhorou. Passaram as dores no corpo. Não pego mais tanto resfriado. Meus exames melhoraram, o risco de diabetes diminuiu de 6,8 (99) para 5,7 (91)! Minhas amigas do treino ficam impressionadas com minha disposição e ficam com inveja! Estou cada vez mais vaidosa. O resultado da minha mamografia melhorou (de Birads 3 para Birads 2), tinha 3 nódulos na mama e agora só 1.”
Hoje está querida senhora chega aqui no consultório de mini vestido, maquiada e enfeitada com pulseiras, correntes e é alegre e muito ativa (as amigas se surpreendem com a sua vitalidade), realiza exames periodicamente e tem apresentado melhoras em seus exames de sangue e de imagem.
A cada dia, pacientes mais se sentem bem com o tratamento que é quando eu digo: “- Desse jeito você vai viver bem até os 100 anos.” e eles me respondem: “100 anos é pouco!”
A Medicina está definitivamente ampliando a saúde e a expectativa de vida, e isto é muito bom!
A paciente gentilmente permite a divulgação de seu email para eventuais dúvidas :vrlcrssbrbr47@gmail.com
Veja também:
Terapia de Reposição Hormonal Bioidêntica e Tratamento de deficiências nutricionais