Como evitar o câncer de próstata?
Em agosto de 2009, o paciente M. G, 51 anos, 1,74 cm, empresário, casado, veio para consulta com a seguinte queixa: “- Estou mais ranzinza, desanimado, acordo sem energia há 2 anos. Tenho depressão. Minha mãos estão frias, tenho dor de cabeça 3 vezes por semana. Tenho gazes o tempo todo e sono excessivo. Meus músculos estão flácidos. Ando ansioso. Minha memória está ruim. Tenho que tomar remédio direto para o estômago.”
Os exames de sangue revelaram uma diminuição nos hormônios e em vitaminas importantes para a sua saúde.
A Tomografia revelou um processo de envelhecimento das artérias.
Iniciamos a correção dos distúrbios identificados e uma mudança no estilo de vida que incluía a prática regular de exercícios e uma alimentação baseada em verduras, legumes e frutas e com pouca proteína animal e pouco carboidrato simples.
Em agosto de 2009 pesava 75 kg, e tinha 93 cm de perímetro abdominal. Em fevereiro de 2011 o peso continuava o mesmo, mas o perímetro abdominal havia diminuído para 89 cm. O bíceps tinha aumentado de 34 para 38 cm em repouso.
A energia, depressão e a memória estavam melhor. “- Dra, eu nunca tive este corpo que tenho agora. Melhorou minha performance sexual. Não tenho mais dor de cabeça. Dirigi minha moto até o Nordeste com minha mulher. Não tenho mais dor de cabeça ou problemas digestivos.”
Em 2012 apresentou bom desempenho no teste ergométrico.
Seus níveis de vitaminas aumentaram, diminuiu seu risco de diabetes, o colesterol ruim caiu de 144 para 118.
A ultrassonografia da próstata indicou o peso de 31g em 2010 que diminuiu em 2012 para 21g.
O aumento da próstata afeta 50% dos homens de 50 anos e 80% dos homens com 80 anos.
É uma epidemia que afeta 60 milhões de americanos.
Será que mudanças nutricionais e de estilo de vida podem proteger a próstata?
Pesquisas indicam que sim.
O tumor de próstata e o mais comum nos homens ocidentais, mas raros nos asiáticos. Por que?
Na China, ao invés de 80% da população afetada por doença da próstata, existiram 80 casos de doença da próstata de 1921 à 1935!
Alguma coisa certa eles devem estar fazendo para proteger a próstata.
As pesquisas indicam que um maior consumo de vegetais, verduras, legumes, feijão, frutas e cereais e baixo consumo de proteína animal , associados a fatores genéticos devem estar protegendo a próstata dos chineses, principalmente na zona rural.
Mas a doença da próstata está crescendo na China rapidamente, a medida que aumenta a poluição, o tabagismo, e que a dieta dos chineses vai se ocidentalizando.
Este paciente realizou mudanças que determinaram uma diminuição do tamanho de sua próstata, que eu observo em outros pacientes que adotam um estilo de vida mais saudável e corrigem suas deficiências nutricionais e vitamínicas.
Para ler mais: http://www.nfcr.org/in-the-news-2012/1596